Pato no Tucupi



60 min.
médio
médio
4 pess.









1 pato
1 cebola
2 dentes de alho
Vinho branco
Folhas de louro
Limão
Pimenta-do-reino
2 litros de tucupi
2 maços de jambú fresco ou congelado
Arroz e farinha do Uarini para acompanhar, ah! e uma boa pimenta.








Corte o pato em pedaços, depois pique a cebola esprema os alhos misture o resto dos ingredientes, e tempere o pato, as vezes coloco até os tomatinhos picados,(mas você pode temperar a seu gosto, mas nada de temperos muito fortes, não vai combinar com o tucupi) misture tudo muito bem e deixe tomar gosto, melhor seria de um dia para o outro, depois disso leva o pato para assar, e reserve.

2 litros de Tucupi temperado (servem bem 4 pessoas)
O tucupi você já compra o caldo temperado (com chicória da Amazônia, sal, alho e açúcar) é melhor se você encontrar um bom fornecedor, (aqui no Rio eu compro em lojas que já falei antes, que vendem produtos do Norte), essa chicória é bem diferente dessa encontrada por aqui, o sabor e cheiro me lembram bem coentro, é bem típico de lá do Norte. Eu já tentei plantar por aqui mas não deu certo.

Bem vamos continuar, você coloca os 2 litros do tucupi de preferência numa panela que não seja de alumínio, pode ser inox, ágata, antiaderente. Leva para ferver por uns 30 minutos em fogo baixo, prove para ver se precisa de mais açúcar, desligue e reserve.

Agora o jambú, você separa os galhinhos , limpa e lava, depois escorre e dá uma abafada na panela, que nem se faz com o espinafre. Reserve.

Agora na panela que está o tucupi, junte o pato assado, e cozinhe por mais 10 minutos, verifique o sal e junte o jambú, cozinhe por mais uns 5 minutos e sirva, acompanhado de arroz branco e a farinha, que na verdade faço uma farofa.

0 comentários:

Postar um comentário

Receita em vídeo

Cup Cakes para Iniciantes